Avaliação do Relatório Anual Natura Sob o Enfoque do Planejamento e Modelos Mentais

Avaliação do Relatório Anual Natura Sob o Enfoque do Planejamento e Modelos Mentais


Joel De Bortoli -  www.joeldebortoli.com

A Natura é uma indústria líder no segmento de cosméticos, onde nos últimos anos obteve crescimento nos aspectos financeiros devido a aceitação da marca no Brasil e demais países da América Latina. A Natura centraliza seus avanços na qualidade de suas relações com os stakeholders, bem como nos produtos e serviços, com foco em ganhos de eficiência e rentabilidade.
Em Setembro de 2009 completou 40 anos de existência, reconhecida pelo sistema de venda direta, que busca construir relações de qualidade com os consumidores. Além do Brasil, também está presente na França, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, México e Bolívia, ainda, projeta investimentos nos Estados Unidos, mas sem prazo definido
Por tanto será analisado o Relatório Anual 2008 da empresa Natura sob o foco de procedimentos sobre Planejamento e Modelos Mentais, apresentado em nove etapas: introdução, Estratégias com relação ao Mercado e ao futuro, Descrição da Visão e seu alinhamento com a Gestão e Estratégia da Natura, Estratégias ligadas ao público alvo (consumidores) e ao meio ambiente, Indicadores e sua relação com o desempenho organizacional (financeiros, clientes, processos internos), Compromissos assumidos pela empresa, Itens que não foram contemplados no relatório, Avaliação pessoal com relação a este relatório e a interface destas informações e Conclusão.

Referencial Teórico
Estratégias com relação ao Mercado e ao Futuro
O ano de 2008 foi mais um ano de resultados expressivos onde impulsionados pelo plano de ação a Natura retomou o ritmo de crescimento em seu maior mercado, o Brasil. Este plano estende-se até 2010, mas continuam com estratégias de ampliar as operações, no País e na América Latina.
A expansão internacional ainda mantém-se como objetivo para evolução futura, porém antes do agravamento da crise econômica mundial, decidiram protelar, sem prazo, o avanço para o mercado dos Estados Unidos. Todos os esforços estarão focados nos países onde já estão presentes, com o intuito de consolidar-se ainda mais no mercado.
Também aposta na inovação do modelo comercial estreitando o relacionamento com as consultoras e consultores. Pretende implantar uma cultura de Gestão por Processos com objetivo de obter ganhos em produtividade diante do Investimento em lideranças alinhadas com os valores da empresa, desafiando a evolução da qualidade perante o relacionamento com os colaboradores e de renovando seu portfólio de produtos tendo grande aceitação de mercado.
Planeja criar casas Natura em São Paulo, para oferecer treinamentos, cursos, locais de reuniões, tudo para aperfeiçoar o negocio da organização.

Descrição da Visão e seu alinhamento com a Gestão e Estratégia da Natura
Segundo Oliveira, Visão são os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Nesse contexto, a visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa. A visão representa o que a empresa quer ser. (OLIVEIRA, 2008, p. 65).
Através da analise feita no relatório econômico da empresa Natura nota-se que as estratégias adotadas pela empresa estão coerentes com sua visão. Seu objetivo é ser uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade e pessoas comprometidas com a construção de um mundo melhor através da relação com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
A empresa exerce a sustentabilidade e a responsabilidade sócio ambiental, utiliza em sua estratégia aspectos relacionados ao meio ambiente, as condições sociais e ao relacionamento saudável. Tem estes desafios sociais e ambientais como estimulantes para a inovação. Isso cria valor para os consumidores e contribui para a construção de uma vantagem competitiva sustentável diferenciando-se dos demais concorrentes.
Como estratégia também podemos citar o aumento de 50% no volume de vendas dos produtos do programa Crer Para Ver e também sua implantação na Argentina; Ampliação de 18,2% no número de consultoras e consultores, que alcançou 850 mil, no Brasil e no exterior.

Estratégias ligadas ao público alvo (consumidores) e ao meio ambiente
A relação de compromisso da Natura com os consumidores é produzir produtos que levem o Bem Estar. Conforme relatório anual de 2008 estimam que possuem só no Brasil, 42 milhões de consumidores. Para melhor atender mudou sua estrutura de negócios que antes era orientada por áreas, por unidades regionais, isso possibilita a aproximação com o consumidor final, além de proporcionar maior agilidade com relação às entregas e a oferta de produtos.
Oferecem uma ampla oferta de produtos que visam não somente atendes as necessidades dos consumidores, mas também ampliar a consciência do mesmo consigo próprio com os outros e o mundo, e suporte do serviço de atendimento.
O (SNAC) Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor é um dos principais canais de comunicação com os consumidores. Através do qual recebem reclamações, críticas, elogios, sugestões, e busca por esclarecimento de dúvidas.
Como estratégias ligadas ao meio ambiente também podemos citar o projeto Carbono Neutro lançado em 2007, onde pretende eliminar 9,0% das emissões relativas da Natura em dois anos, contribuindo ao desafio assumido pela Natura em reduzir 33% nas emissões de Gases do Efeito Estufa. Já o lançamento da linha infantil Naturé, tem por objetivo possibilitar para as crianças vivenciar as primeiras noções de uso consciente da água. E por fim a redução de 8,91% no consumo de água e de 16,88% em energia nas operações industriais, por unidade faturada.

Indicadores e sua relação com o desempenho organizacional (financeiros, clientes, processos internos)
Baseando-se no relatório anual podemos afirmar que teve crescimento nas vendas e consequentemente maior rentabilidade, transmitindo credibilidade aos investidores e acionistas.
Será apresentado a seguir índice em porcentagem nas diversas áreas:
· Crescimento de 17,7% da receita líquida consolidada, obtendo resultados positivos no Brasil e na América Latina.
· Aumento de 22,5% do EBITDA, com investimentos adicionais de R$ 88,0 milhões em marketing, financiados por ganhos de produtividade.
· Valorização de 18% das ações da Natura, diante de uma queda de 41% do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo.
· Ampliação da geração e distribuição de riqueza para todos os públicos.
· Índice de inovação, que havia caído para 56,8%, em 2007, saltou para 67,5% em 2008.
· Ampliação de 18,2% no número de consultoras e consultores, que alcançou 850 mil, no Brasil e no exterior.
· Alta no índice de turnover dos colaboradores, no Brasil, de 9%, em 2007, para 12,37% em 2008.
· Redução do consumo de água (8,91%) e de energia (16,88%) nas operações industriais, por unidade faturada.
· Por fim podemos destacar a premiação de melhor empresa nos fatores chaves: Ética, Compromisso com Rh, Responsabilidade Social e Comprometimento com o Desenvolvimento Sustentável; Entre as 150 melhores empresas para trabalhar.

Compromissos assumidos pela empresa
A Natura em atendimento as expectativas de seu publico, segue em construção do canal de atendimento ou ouvidoria em todo o Brasil, trazendo melhorias no relacionamento com fornecedores e consumidores;
Fabricar seus produtos utilizando 100% álcool orgânico;
Utilizar matérias de origem renováveis;
Atingir metas de redução de consumo de água e energia;
Aumentar a reciclagem dos resíduos.

Itens que não foram contemplados no relatório;
No relatório não foram apresentadas as estatísticas regionais a fim de apresentar as situações que certamente são especificas da região a ser trabalhada;
A falta de dados abrangentes das áreas de comercialização em atuação da empresa. O relatório coleta dados parciais em algumas áreas e limita-se a coleta de dados mais abrangentes na área do Brasil.
Falta de Informações relacionadas aos riscos que a empresa sofre no momento de mudança organizacional.

Avaliação pessoal com relação a este relatório e a interface destas informações
O relatório anual de 2008 apresenta-se com dados confiáveis no tocante a veracidade das informações, visto a transparência e a participação de organizações imparciais na realização do mesmo, sua estrutura atende aos padrões e requisitos necessários.
Com base no contexto apresentado acima pode-se averiguar que a Empresa Natura tem adotado estratégias relacionadas a empresa e clientes, com objetivos únicos de conquistar e ampliar o mercado onde está incluída, buscando a lucratividade e satisfação de seus clientes.
A lucratividade e satisfação do cliente podem ser mensuradas através de alguns planejamentos traçados pela natura que envolvem indicadores de desempenho os quais ajudam esta empresa a cada ano superar suas expectativas e atingir suas metas.


Conclusão
A Natura tem em seus procedimentos administrativos atitudes convergentes com as teorias cientificas de Modelos Mentais e Planejamento Estratégico. Relacionado a isso podemos afirmar que a Natura é uma empresa líder do mercado que atua, bem como uma marca conceituada de forma global, com amplas condições de crescimento.
De acordo com o Relatório Anual 2008, como estratégia podemos destacar a qualidade no relacionamento com seus clientes e fornecedores, rendendo a empresa uma expansão muito acentuada na América Latina.
Sua perspectiva no mercado nacional e também internacional é proeminente, e esse feito é resultante da adoção de estratégias coerentes com o ambiente e os objetivos da empresa. A Natura pretende ser uma marca de expressão mundial que se preocupa com a sustentabilidade.
Assim podemos concluir que os modelos mentais e o planejamento estratégico, são de extrema importância a administração vitoriosa e prospera.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 23 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
www.natura.com.br

Nenhum comentário: