Redes sociais abrem novas oportunidades de carreira para TI em marketing

Redes sociais abrem novas oportunidades de carreira para TI em marketing





Fonte: Debra Donston-Miller | InformationWeek EUA
 
Muitas companhias estão dedicando o pessoal de TI para os departamentos de marketing e comunicação; outras estão contratando pessoas de marketing com foco em capacitações tecnológicas.

Se existe um grupo dentro das corporações que abraçou as redes sociais,  foi o pessoal de marketing e comunicação. Se existe uma turma dentro das empresas que encolheu os ombros com as possibilidades sociais, é a galera do departamento de TI.
Mas uma coisa engraçada está acontecendo, conforme as redes sociais se transformam em algo altamente crítico para os negócios, o marketing passa a se tornar a próxima grande inovação da TI, e a TI a ser a próxima grande sacada do marketing.
Os departamentos de marketing têm sido tipicamente os primeiros e mais fervorosos entusiastas de aplicações e práticas de redes sociais. E devido a muitas aplicações serem públicas, baratas e fáceis de instalar e rodar, têm sido comum deixar a TI de fora das implementações.
Agora, entretanto, conforme as aplicações ficam mais sofisticadas e integram diversas oportunidades, muitos departamentos de marketing estão descobrindo que seus objetivos para as tecnologias de redes sociais excedem as habilidades dos habitantes internos da empresa. Mas em vez de retornarem aos velhos métodos de trabalho com os departamentos de TI, muitas são as corporações que passam a dedicar pessoas de TI para projetos nas unidades de marketing e comunicação, enquanto outras contratam pessoas de marketing com capacitações tecnológicas.
“Estive em várias reuniões em que o departamento de marketing não estava ciente das opções técnicas e da capacidade de fazer certas coisas no contexto de uma campanha”, disse Ed Nash, presidente da Altius Management. “Uma pessoa de TI com o time de marketing faz total sentido, e permite que a equipe seja ainda mais criativa e realística em suas propostas. Menos tempo é perdido e mais rapidamente as campanhas são implantadas.”
Na NestDay Flyers, companhia de impressão online, houve conflitos entre as áreas durante muito tempo, como lembra o CEO David Handmaker.
“Quando contratamos para o nosso time de marketing, procuramos por candidatos que estejam inseridos na cultura tecnológica”, disse o executivo. “Se eles sabem HTML, CSS e JavaScript, é um grande diferencial. Eles não precisam ser proficientes, mas saber o básico e poder articular claramente suas necessidades com o pessoal de TI, isso gera eficiência da criação. Também olhamos para os membros do time de tecnologia que sabem mais do que códigos. Esperamos que eles tenham uma compreensão básica do funil de conversão do e-commerce, SEO e mídias sociais.”
Dessa forma, explica o executivo, a companhia espera que a equipe de TI seja experiente o suficiente para poder pontuar questões sobre como a lentidão para baixar uma página, já que isso “pode afetar nosso ranking em buscas inorgânicas, nos colocando por dentro das necessidades de rodar testes antes de adicionar nossas redes sociais ou produtos na página do site.”
Handmaker disse que duas pessoas da área de TI de sua companhia atuam como elos entre marketing e tecnologia. “Eles participam das reuniões semanais e são participantes ativos de muitas iniciativas”, disse. “Suas inserções são valiosas e sem a ajuda deles nós não seríamos capazes de caminhar para frente em uma área tão competitiva quanto a online.”
Um dos grandes direcionadores dessa mescla são as questões do big data, notou Gregg Poulin, CMO da uberVU, que fornece monitoração, análise e gestão de redes sociais.
“Com as redes sociais, existem, agora, centenas de milhares de conversas rolando todos os dias, que quando trazidas para um contexto, tornam-se incrivelmente úteis para as equipes de marketing, para engajarem sua audiência de forma inteligente”, avalia Poulin. “Acredito que a necessidade por todos esses dados se tornará, em breve, a necessidade pela inteligência e contexto. E é esse processo que fará das empresas estruturas mais fortes para enfrentar e vencer seus concorrentes. Os departamentos devem ser sábios, respirando marketing para estarem preparados para essa alavancagem.”
Drew Grobengieser, diretor de TI da QCI Direct, vê essas tendências há um tempo. Ele e seus colegas de TI estão frequentemente conectados aos esforços de marketing da empresa, e ele observa que essa demanda de tecnologia social – e a capacidade de compreensão e implementação efetiva pela parte de TI – só cresce.
“Começo a me descobrir em questões de marketing”, disse Grobengieser. “Nossa companhia, como um todo, é focada em campanhas pagas e orgânicas mais que qualquer outra coisa. Eu não tenho nenhuma experiência com redes sociais, mas acredito que, pensando em competitividade, nós precisaremos estar lá fora, em todas as frentes sociais.”
Enquanto faz sentido TI e marketing trabalharem mais  juntos e, talvez, até mesmo essa questão dos profissionais de TI serem dedicados aos esforços de marketing, as empresas não podem esperar para arrancar apenas as pessoas do mundo de TI e plugá-los em marketing – ou vice-versa.
Garrett Smith, CMO da VoIP Supply, divide conosco algumas requisições de marketing que foram usadas para buscar por um profissional de desenvolvimento/ TI:
  • Compreensão plena de estética e design do site com o conhecimento de programação para fazê-lo funcionar.
  • Habilidade para desenhar gráficos e ícones ao atualizar páginas da web da empresa.
  • Capacidade de adicionar ícones de mídia social para nas páginas de produtos, páginas de check-out e blogs.
  • Habilidade para desenhar banners promocionais.
  • Capacidade de criar modelos de email para receber boletins informativos.
  • Capacidade de ajudar com quaisquer iniciativas de branding de um ponto de vista de design e programação.
Smith disse que uma contratação baseada nesses requisitos foi feita no começo deste ano. “A nova contratação da VoIP Supply para o departamento de engenharia foi feita com o marketing na cabeça”, disse Smith. “O objetivo era ter um pessoa de TI que poderia trabalhar entre os departamentos e transformar um conceito de marketing em código.”
O marketing está direcionando os profissionais de TI de sua companhia ou a TI é que está transformando o pessoal de marketing?

Nenhum comentário: