Sistemas Paralelos e Distribuídos

 Sistemas Paralelos e Distribuídos

 Joel De Bortoli - www.joeldebortoli.com

O Grid Computacional (The Computationa Grid) é um novo conceito que explora as potencialidades das redes de computadores, com o objetivo específico de disponibilizar camadas virtuais que permitem a um usuário ter acesso a aplicações altamente exigentes, bem como aderir a comunidades virtuais de grande escala, com uma grande diversidade de recursos de computação e de repositórios de informações.


Grids Computacionais: da computação de Alto Desempenho a Serviços sob Demanda

Grids de Serviços: qualquer recurso (ou outro serviço) que possa ser acessado remotamente e descrito através de uma interface (por um provedor), a qual pode ser interpretada de forma automática (por um cliente).
Acesso a Serviços: Em RMI o provedor do serviço (um objeto remoto) requer, invariavelmente, que seu cliente, não só seja Java, como também conheça antecipadamente qual é sua interface. Já CORBA oferece maior interoperabilidade entre clientes e provedores.
Descoberta de Serviços: Poder atender a demanda de uma determinada aplicação como as páginas amarelas de um catalogo.
Autenticação e Autorização: Cada domínio administrativo pode manter sua política local de autenticação e autorização.
Privacidade de Dados: Além das demandas por segurança dos provedores de serviços, os clientes desses serviços também impõem necessidades de segurança. A Entropia prove mecanismos de criptografia para garantir a segurança dos dados da aplicação nos recursos do Grid.
Composição de Serviço: Traz uma serie de benefícios para a computação distribuída. Os dois principais são: Abstração da complexidade do serviço para o cliente e Reutilização das funcionalidades implementadas por outros serviços.
Disponibilização de Serviços: Após ser possível descobrir os serviços, os Grids devem ser agregados para criar uma infra-estrutura de serviços computacionais, que permita a execução de aplicações. Inspirado pela idéia de mercados, os princípios de projeto da arquitetura são:
1. Um diretório onde seja possível publicar informações sobre as entidades que formam o Grid.
2. Modelos para o estabelecimento de valores para os recursos / serviços.
3. Esquemas de cotação e mecanismos de oferta de serviços.
4. Modelos econômicos e protocolos de negociação de contratação de serviços.
5. Mediadores que atuam como reguladores e estabelecem valores para os recursos e serviços, criam moeda padrão e ajudam na resolução de impasses entre os negociadores.
6. Mecanismos para contabilização, cobrança e pagamento.
Padronização: (OGSA/OGSI/Globus 3.x) No intuito de realizar a visão da orientação a serviços e através da união de tecnologias e conceitos Grids com web services, foi definida uma arquitetura de serviços básicos para a construção de uma infra-estrutura de Grids Computacionais baseados em Serviços denominados Open Grid Services Architecture.
Plataformas para Processamento Paralelo: Composta por varias tarefas. As tarefas que compõem uma aplicação paralela executam em vários processadores, caracterizando desta forma o paralelismo da execução da aplicação e conseqüente redução no seu tempo de execução.
Execução Remota: Responsável por qualificar o grid como plataforma de execução de aplicações paralelas.
Escalonamento: Recursos para as varias aplicações que usam a infra-estrutura.
Segurança: Problemas de segurança podem afetar não apenas o proprietário do recurso, como também o usuário da aplicação. Por isso deve ser elaboradas boas políticas de segurança para o desenvolvimento dos Grids Computacionais.
Mais detalhes da aplicação será apresentado em aula.



Opinião pessoal

Os grids computacionais oferecem inúmeros benefícios, como:
Organizações podem agregar recursos com toda a infra-estrutura, não importando localização global.
Com poderosa plataforma de suporte às Organizações Virtuais, podemos melhorar dramaticamente sua qualidade e velocidade de produtos e serviços disponibilizados.
Através de acesso distribuído a diversos tipos de recursos, permite-se que empresas acessem e compartilhem bases de dados de forma remota.
Podendo obter melhor utilização de largura de banda, pode-se criar a mais robusta e resistente infra-estrutura de informações.
Acredito que no futuro as aplicações baseadas na web vão usufruir os benefícios dos grids computacionais, teremos então uma evolução natural dos sistemas localizados sendo acessíveis mundialmente.

 

Conclusão

Podemos traduzir então que, um Grid Computacional resume-se em:
Computadores em diferentes localidades;
Rede de grande área;
Apropriados para computação intensiva, alto-desempenho;
Ambiente colaborativo;
Grande quantidade de dados;
Diferentes organizações;
Permitem compartilhar, agregar e escolher recursos computacionais dos mais variados tipos como:
Supercomputadores;
Sistemas de armazenamento;
Bancos de dados;
Computadores comuns;

Nenhum comentário: