Negócio e Comércio Eletrônico

Negócio e Comércio Eletrônico

Joel De Bortoli -  www.joeldebortoli.com

Tecnologia da Informação (TI) é um conjunto de atividades e soluções dotadas de recursos computacionais. Atualmente é uma realidade nas organizações, estando presente não só em ambientes de pesquisa e desenvolvimento de produtos, mas tem influenciado significativamente a gestão das organizações, na maneira de fazer negócios, e no relacionamento entre clientes e fornecedores, auxiliando os gestores na tomada de decisões e na elaboração de estratégias.
Esta revolução gerada pela valorização da informação está apenas iniciando, com grandes diferencias onde a informação relacionada ao negocio convencional, passa a ser totalmente digital, disponibilizando recursos de vídeo, imagem e texto os quais não seria possível repassar ao cliente via papel.
Com isso podemos destacar a satisfação do consumidor deste novo método de negócio, o qual possui um perfil diferenciado dos que ainda procuram os estabelecimentos convencionais, também o comércio eletrônico depende destes consumidores para o sucesso de seu negócio.

Introdução

As organizações estão em busca de maior agilidade e praticidade nos processos, para assim acompanhar a velocidade do mercado.  A tecnologia da informação tem suprido essa necessidade. Para tanto o software e hardware devem evoluir juntos oferecendo condições aos profissionais de TI na solução de problemas, bem como, atender as necessidades dos usuários e organizações que são cada vez mais exigentes.
 ALBERTIN (1999) Destaca que o comércio eletrônico vai além da compra e venda de produtos, incluindo também um conjunto de atividades auxiliares que englobam as pesquisas de mercado, a promoção de produtos, o suporte a clientes, as novas oportunidades de negócio, etc.
Com base neste cenário e a necessidade de mudanças no ambiente de negócios, este trabalho tem por objetivo apresentar de forma sistêmica, o comércio eletrônico que diariamente conquista novos mercados e clientes, o qual esta em constante crescimento.

1    Desenvolvimento


1.1     Visão Geral

Com o surgimento da internet em 1969, inicialmente era utilizada apenas para interligar laboratórios de pesquisa sendo restrita ao ambiente acadêmico e cientifico. Em 1987 iniciou-se a liberação de seu uso para fins comerciais, hoje através dos protocolos TCP/IP nos permite a interligação e comunicação simultaneamente com várias sub-redes conectadas a internet.
Posteriormente surgiu a intranet, que é uma rede interna utilizando a mesma tecnologia da internet, sendo muito utilizada nas empresas para diversas finalidades.
Em seguida surgiu as Extranet que englobam redes externas de diversas localidades interagindo com os sistemas internos de uma determinada empresa.
Com o crescimento constante, percebeu-se que a internet poderia ser utilizada para diversas finalidades, como o acesso a informação e comunicação que torna possível adquirirmos informações de um determinado assunto, produto, serviço de forma rápida e de qualquer lugar que tenha acesso a internet, conseqüentemente surgiu o negócio e comércio eletrônico.

1.2     Comércio Eletrônico

Toda a empresa quer ser competitiva, ter área de atuação abrangente, aperfeiçoar a produção, distribuição e comercialização de seus produtos com baixo investimento, garantindo resultados lucrativos, competindo no mercado globalizado.
Podemos chamar de comercio eletrônico, esta nova maneira de negociar que vem conquistando espaços cada vez maiores, principalmente na geração Y.
BRANSKY (1999) Define o comércio eletrônico como a partilha de informações, manutenção de relacionamentos e condução de transações de negócios por meio de redes de telecomunicações dentro e fora das organizações. Portanto, o comércio eletrônico é a maneira pela qual são geradas vendas, suas concretizações e a assistência ao comprador na pós-venda, tudo isso realizado on-line.


Os principais tipos de atividades do comércio eletrônico, segundo ALBERTIN (1999), podem ser estabelecidos de três formas: entre as próprias empresas (B2B ou business to business), entre a empresa e o mercado consumidor (B2C ou business to consumer) e internamente à empresa.

1.2.1      B2B

São atividades relacionadas entre fornecedores e varejistas, que utilizam esta tecnologia para beneficiar suas organizações disponibilizando melhores controles e agilidade, como por exemplo, podemos citar: obter estoque por meio de Just-in-time, que elimina gastos com estocagem de produtos, e de grandes locais para estocagem, que também possibilitando a empresa prestar atendimento ágil ao cliente final.

1.2.2      B2C

São atividades relacionadas entre varejistas e consumidores, onde o varejista disponibiliza diversas informações detalhadas de seus produtos por intermédio da internet, que possibilita ao consumidor final obter estas informações acessando o endereço eletrônico do varejista, podendo a vir efetuar suas compras e pagamentos eletronicamente, sem intermediação.
Neste meio o cliente também pode comprar musicas filmes entre outros, que após efetuar o pagamento é disponibilizado um link no site para efetuar o download dos produtos adquiridos.

1.2.3      Design

Nesta nova maneira de negócio o comerciante deverá investir no desenvolvimento de um layout exclusivo e atrativo, relacionado ao seu negócio possibilitando prender a atenção dos clientes pelo tempo necessário,  estimulando assim a compra. Também pode utilizar a página inicial e locais estratégicos nas demais para disponibilizar a vitrine de seus produtos incluindo recursos de vídeo, imagem e texto, ofertas, venda casada, sugestões  de produtos para atrair mais clientes.
Deve ser elaborado de forma que facilite a navegação, estando os produtos organizados em departamentos ou categorias.

1.2.4      Segurança

O site ou estabelecimento comercial eletrônico deve ser transparente e seguro, possuindo certificações de segurança, conexão segura, órgãos avaliadores e pesquisadores, como podemos citar o e-bit, onde possui um sistema de avaliação que reúne informações coletadas diretamente dos consumidores após realizarem compras nos estabelecimentos associados.
O comerciante também deve informar o endereço, CNPJ e telefone comercial de preferência 0800, trazendo maior credibilidade ao estabelecimento comercial eletrônico.
Muitos sites web já utilizam mecanismos de segurança utilizados pelos bancos. Porém houve a formação de um consórcio que reuniu grandes empresas de software, hardware e cartão de crédito, visando à busca de soluções e norma definida para o pagamento via internet, sendo conhecida atualmente como Secure Electronic Transaction (SET), que aos pouco está sendo difundida.

1.2.5      Problemas

Nos últimos anos foram notáveis os progressos referentes à tecnologia da informação, porém uma grande parte dos computadores, principalmente no Brasil ainda demora muito para efetuar o acesso a páginas web com imagens e vídeos.

2    Casos de Sucesso

2.1     Americanas.com

Uma rede de varejo com 79 anos de vida e conta com 469 lojas localizadas nas principais cidades do país e com 3 centros de distribuição.
Comercializa mais de 60.000 itens diferentes fazendo com que detenha uma grande participação do comércio.
Lançado via Web em novembro de 1999, após dois anos se tronaram líderes em B2C, vendas e rentabilidade no setor de varejo eletrônico no Brasil.
Possui mais de 300 mil produtos e são reconhecidos como a maior empresa online da América Latina, sendo destino de 10 milhões de clientes e 20 mil empresas.


2.2     Lojas Colombo

Lojas Colombo S/A fundada em 30 de novembro de 1959, na cidade de Farroupilha/RS é uma rede varejista especializada em produtos eletro-eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e serviços relacionados. A empresa conta com 371 lojas, três centros de distribuição e mais de 6 mil colaboradores distribuídos entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Possui 1,8 milhões de clientes cadastrados e esta entre as cinco maiores redes de varejo do Brasil.
No dia 4/7/2009 a Lojas Colombo colocou no ar seu novo site, desenvolvido na maior parte por uma equipe própria tendo por objetivo ser mais leve, interativo e facilidades de navegação comparado com o site anterior.
Uma das novidades é que o cliente cadastrado tem seu nome estampado nas páginas e nas paginas posteriores serão personalizadas de acordo com o perfil de cada usuário.
No ano passo a empresa registrou crescimento de 108% nas vendas via internet e televendas. Já neste ano projeta ampliar 50% em seus negócios nesta área.


3    Conclusão

Podemos destacar a satisfação do consumidor virtual, já que ele tem um perfil diferenciado dos demais e dele depende o sucesso no comércio eletrônico.
Também pode-se observar a grande necessidade de mudanças nos processos realizados. A empresa necessita estar em constante evolução, para que possa acompanhar os avanços tecnológicos, de forma similar em todos os setores, devem buscar cada vez mais intensamente as melhores práticas para o tratamento de cada um dos aspectos dos projetos de comercio eletrônico, por meio de estudos e estratégias específicas.
BRANSKY, (1999), acrescenta que muitos consumidores pesquisaram na Internet antes de fazer suas compras e as realizaram em outros canais de venda, como lojas físicas, fax ou telefone, indicando que as empresas não devem creditar seu sucesso “on line” apenas às vendas geradas em seus “sites”. Devem também considerar a Internet como um instrumento eficaz na geração de vendas em outros canais.
A definição e clareza do objetivo do projeto são determinantes para a realização de um processo de planejamento adequado, a qualidade das tarefas deve ser garantida através do acompanhamento e controle do projeto de comercio eletrônico.

Nenhum comentário: