Lançamento do iPhone pela Apple

Lançamento do iPhone pela Apple


Joel De Bortoli - www.joeldebortoli.com

O iPhone é um smartphone desenvolvido pela empresa Apple, que além de ser telefone móvel também possui funções de iPod, internet, mensagens, câmera digital, voicemail, wi-fi, vídeo chamada... Neste aparelho o usuário interage através de uma tela sensível ao toque agradando a maioria dos consumidores. Desde seu projeto inicial foram disponibilizados vários modelos e no dia 7 de junho de 2010 na feira “The Worldwide Developers Conference” em San Francisco o Steve Jobs apresentou o novo iPhone 4.

Inicialmente serão apresentadas reflexões relacionadas ao produto e em seguida o ciclo de vida do produto.  Na seqüência será apresentado a segmentação do publico alvo, posicionamento do iPhone em seu mercado e a análise da concorrência com os diferencias competitivos do produto. Em seguida será apresentado os meios de comunicação utilizados para o lançamento, incluindo Trade Marketing e redes sociais, finalizado com a conclusão, onde sobrepõe a opinião pessoal sobre os assuntos abordados neste artigo.


DESENVOLVIMENTO

Em 24 de julho de 2010 no WWDC 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Esta nova versão do iPhone possui inúmeras melhorias, entre elas podemos destacar:
·                     Processador: 1 GHz Apple A4
·                     Resolução da tela: 960x640 pixels em 326 ppi (Retinal Display), Multitouch, contraste 800:1.
·                     Câmara posterior: 5 megapixels com auto foco e flash LED, gravação de vídeo HD 720p a 30 fps.
·                     Bateria: A chamada de 14 horas (2G), 7 horas (2G) 10 horas na Internet (Wi-Fi), 6 horas (3G), 10 horas de reprodução de vídeo e 40 horas de reprodução de áudio.
·                     Gyroscope eixo acelerômetro 3, sensor de proximidade e de luz ambiente, bússola digital.


CICLO DE VIDA

O ciclo de vida é dividido em cinco estágios: Desenvolvimento de produto, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Em relação ao lançamento do iPhone e  produtos tecnológicos, podemos afirmar que o ciclo de vida esta cada vez mais curto obrigando o desenvolvedor no caso a Apple a revitalizar o produto através de diferenciação e segmentação de mercado.

 O período que as versões do iPhone permaneceram em cada fase é variável e também é difícil prever o tempo de cada faze. Quando o produto está na faze de declínio a empresa efetua modificações no produto e repociona-o através do lançamento de uma nova versão.

 

SEGMENTAÇÃO DO PUBLICO ALVO

Conhecer o mercado é um fator relevante para a organização e significa os diferentes segmentos que se pode dividir o mercado num todo. Existem vários critérios para segmentar o mercado consumidor, entre eles podemos citar: Segmentação Geográfica, Segmentação Demográfica, Segmentação Comportamental; Segmentação Psicográfica...

Na visão dos especialistas a homogeneidade atualmente é maior e possibilita que os esforços sejam direcionados a um consumidor fácil de ser entendido por meio de produtos, diferenciais e promoções. A segmentação também pode ser baseada na influência de grupos sociais.

Além da visão dos especialistas, no lançamento do iPhone observamos que foi utilizado o critério de segmentação comportamental, baseando-se no grau de lealdade do consumidor perante a marca, local de compra ou até mesmo nas situações de uso. Também percebemos a aplicabilidade da segmentação Psicográfica, que refere-se a análise de fatores como: estilo de vida, personalidade, classe social, benefícios oferecidos pelo produto.


POCIONAMENTO JUNTO AO PUBLICO ALVO

Posicionamento é a técnica de criar uma imagem ou identidade para o produto, marca ou até mesmo para a empresa. Em outras palavras é o espaço ocupado na mente do consumidor para um produto especifico.

A Apple vem conquistando clientes transmitindo a imagem de uma marca poderosa e confiável, utilizando tecnologia de ponta e inovadora. Também transmite ao seu publico a visão de fornecer, disponibilizar produtos inovadores, robustos com altos níveis de qualidade e tecnologia.


ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

São diversos os concorrentes da Apple onde disponibilizam produtos semelhantes e com os mais variados valores. Entre eles podemos destacar:

Sansumg com o recente lançamento do Omnia disponibilizando recursos de GPS, 3G e câmera de 5 megapixels como o iPhone.

HTC com o recente Touch Diamond com Wi-Fi, camera de 3,2 megapixels com foco automático, GPS e Windows.

Blackberry/RiM que pretende recuperar o terreno perdido com o Blackberry Bold. Entre suas funcionalidades destaca-se 3G, GPS, Wi-Fi.

Nokia uma das primeiras empresas a concorrerem com o iPhone e baseando-se na estratégia da Apple, lança o Nokia N96 sucessor do N95, com GPS, sintonizador de TV, câmera de 5 megapixels...

Palm disponibilizando o Palm Centro por preço US$ 99,00 tendo como diferencial tela touchscreen e teclado QWETY.
LG com o produto LG KF700 com suporte a 3G e câmera de 3 megapixels com foco automático.


DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

O iPhone  se destaca pela arquitetura de hardware e também pelo software, que juntos possibilitam uma serie de benefícios causando a sensação de interação entre aparelho e usuário.

 Este aparelho também é competitivo por possuir uma tela touch screen com tecnologia, sensibilidade ao toque superior a todos os aparelhos disponibilizados pela concorrência até então e que proporciona ao usuário operar o sistema com facilidade e rapidez.


MEIOS ELETRÔNICOS PARA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO

Entre os diversos meios eletrônicos o iPhone recebeu ótimas críticas da maioria dos sites de renome, destacando suas inovações e características positivas que beneficiam na divulgação do produto.

Também disponibiliza a venda de aplicativos que permite ao usuário, desenvolvedor criar software e jogos para iPhone. Conforme outros usuários forem comprado o produto desenvolvido, uma parte do valor é destinado ao desenvolvedor e outra a Apple.

A Apple também possui a App Store, um meio eletrônico para divulgar e vender seus produtos mundialmente, que possui inúmeras histórias de sucesso. Uma delas é Steve Demeter’s com $ 250,000 de lucro após dois meses da liberação do jogo chamado Trism.


AÇÕES ESPECIAS

Entre as diversas ações efetuadas pela Apple e empresas parceiras localizadas ao redor do globo, podemos destacar a apresentação do iPhone 4 efetuada pelo Steve Jobs na segunda-feira dia 7 de junho na abertura da feira “The Worldwide Developers Conference” na cidade de San Francisco.

Também antes do lançamento, um protótipo do produto foi encontrado em um bar localizado nos EUA, que teve o objetivo de criar uma campanha de marketing para verificar sua aceitação de mercado ou até mesmo para criar grandes espectativa em seu lançamento.

Primeiramente o iPhone 4 foi disponibilizado ao consumidor final somente para alguns países: Estados Unidos, Japão e Europa, que ocasionou filas desde a madrugada para poder adquirir o novo produto recém lançado. Já no Brasil a espectativa que esteja disponibilizado a partir de setembro.


TRADE MARKETING

Trata-se de uma importante estratégia de Marketing que as empresas utilizam para diferenciar seus produtos e serviços nos pontos de vendas.


Muitos pontos de venda disponibilizam o aparelho para testar as inovações tecnológicas, como por exemplo, o sistema de manuseio onde o usuário interage com o sistema.


REDES SOCIAIS

O iPhone é o assunto preferido por inúmeras redes sociais, principalmente das que referem-se ou focam em assuntos relacionados a tecnologia da Informação.

Já uma pesquisa realizada pela empresa Brandwatch, especialista em redes sociais mostrou que a marca Apple é atualmente a marca mais criticada em blogs e Twitter. Esta informação pode ser confirmada pelo site de microblogging Twitter que possui várias comentários de problemas com o novo iPhone 4.

Esta pesquisa também mostrou que usuários do novo iPhone estão divulgando no twitter  e que esta se propagando por toda a internet, os comentários que não tiveram suas espectativas atendidas com a aquisição do produto.

Conforme  site do jornal Times of India, informa que de todas as reclamações via internet a maioria referencia a marca em geral, e uma minoria possui reclamações especificas do iPhone.

O site IB Times também relata as criticas dos usuários sobre as deficiências do iPhone 4 e informa que o aparelho poderá ocupar o primeiro lugar nas pesquisas. Em rara entrevista coletiva à imprensa na semana passada, o presidente da companhia, Steve Jobs, anunciou oferta de capas gratuitas para resolver as reclamações de recepção do aparelho.


CONCLUSÃO

Com a constante evolução da sociedade e de seus hábitos de consumo, novas necessidades surgem porém nem sempre o mercado disponibiliza produtos especializados para atender as demandas.

Quando nos referimos em tecnologia e inovação, podemos referenciar a marca Apple com seu recente lançamento atendendo a demanda e necessidade de muitos usuários que até pouco tempo atrás o mercado não disponibilizava tais benefícios e funcionalidades. Por outro lado o novo iPhone apresentou uma série de problemas para a Apple.

O conhecimento e relacionamento entre as disciplinas Trade Marketing e Marketing Eletrônico, foi fundamental e de extrema importância para alcançar o objetivo proposto neste trabalho com a idéia de pesquisar o lançamento no novo iPhone.



REFERÊNCIAS

iPhone: Apple Options Not An Issue At Macworld. Ishimaru, Heather.

Apple vende mais de um milhão de unidades da nova geração do iPhone. G1.

iPhone - A Guided Tour. Apple, Inc.

iPhone Delivers Up to Eight Hours of Talk Time. Apple, Inc.

iPhone pushes touch-screen gadget growth. Wong, May.

iPhone - Finger Tips. Apple, Inc.

The iPhone Matches Most of Its Hype. Pogue, David.

Apple - iPhone - Questions and Answers. Apple, Inc.

Apple - iPhone - Get Ready. Apple, Inc.

Funções do iPhone que a Apple desistiu de implementar. Blog do iPhone.

iPhone First Impressions. Apple, Inc.

Apple - Iphone - Recursos - App Store.

Apple e Cisco fecham acordo e Steve Jobs poderá usar marca iPhone. Folha de São Paulo.

 Apple - iPhone - High Technology - Tech Specs. Apple, Inc.

Apple avalia fabricar iPhone no Brasil. INFO Online.

Nenhum comentário: