MAUÁ – O Imperador e o Rei


MAUÁ – O Imperador e o Rei

Joel De Bortoli - www.joeldebortoli.com


 Mauá – O Imperador e o Rei é um filme que relata a história do empreendedor gaúcho Irineu Evangelista de Sousa. Conhecido como barão de Mauá, foi considerado um grande empresário brasileiro, responsável por tomar iniciativas inovadoras e modernas no decorrer do século XIX.
Tudo iniciou na cidade de Arroio Grande, localizada no sul do Brasil, com o assassinato de seu pai. Conseqüentemente sua mãe resolve se casar e manda o filho para o Rio de Janeiro morar com seu tio a pedido de seu padrasto. Logo iniciou a trabalhar no armazém de um português, que mais tarde, passa a defender o fim da escravidão por razões econômicas. Era um homem de palavras e suas habilidades comerciais foram reconhecidas por um escocês, onde foi contratado para trabalhar com exportação.
O negociador apaixonou-se e casou-se com sua sobrinha. Já nos negócios enriquecia e prosperava a cada dia, obteve inimigos no decorrer de sua caminhada.
Com 30 anos se tornou o homem mais rico do Brasil e entre suas realizações podemos destacar a fundação do Banco do Brasil e a Construção da primeira ferrovia brasileira. Já aos 60 anos falido resolve retornar aos negócios, pagou suas dividas e novamente se tornou um dos homens mais ricos do Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

O filme Mauá – O Imperador e o Rei, lançado em 1999 relata a historia do empresário Irineu evangelista de Sousa que nasceu no Rio Grande do Sul. Alguns anos após ter se mudado ao Rio de Janeiro, o escocês confia seus bens aos cuidados de Irineu. Em uma das viagens a Inglaterra Irineu decide mudar o rumo dos negócios investindo na indústria. Criou à companhia de transportes, a de navegação a vapor do Amazonas, a de iluminação a gás do Rio de Janeiro, as estradas de ferro, o Banco do Brasil com filiais no exterior.
Mesmo com espírito empreendedor, inovador e com dedicação, interesse pelo crescimento e modernização do Brasil acabou falindo, por não ter combatido a concorrência estrangeira e as falcatruas do imperador que era influenciado pelo visconde que não o apoiou nos momentos mais difíceis.
Mauá é um exemplo de pessoas de sucesso, líder onde tem princípios, sonhos e principalmente foi em busca constante, enfrentando intempéries ao longo de sua caminhada para poder alcançar seus objetivos. Para JORDÃO (2004) líder é aquele que mantém pessoas que nele acreditam que possui seguidores. Agora, quando o foco é a Organização, os líderes são aqueles que conseguem os resultados esperados através de outras pessoas. O que diferencia uma Empresa de outra são as pessoas que a compõem e, principalmente, a forma de gestão. Os líderes precisam tomar as decisões dentro de contextos variados e para tanto precisam usar ao máximo as informações que possuem visando minimizar possíveis erros.
Na atualidade não podemos ser apenas mais um, mas devemos considerar exemplos de sucesso, planejar, traçar estratégias bem definidas para alcançarmos nossos ideais ou o sucesso profissional e pessoal. Para MAXIMIANO (2000) estratégia é a seleção dos meios de qualquer natureza, empregados para realizar objetivos. Para KAPLAN e NORTON (2004) a estratégia de uma organização descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas, clientes e cidadãos. Em outras palavras a estratégia é uma ferramenta para alcançar os objetivos esperados.
As estratégias de Irineu estavam distantes das que eram praticadas pela sociedade escravista, mas estava próximo da atualidade, adotando conceitos de globalização e alta tecnologia.
O planejamento estratégico consiste em definir objetivos para a relação, como ambiente, levando em conta os desafios e as oportunidades internas e externas. O processo de planejamento estratégico afeta a empresa, em longo prazo, porque compreende as decisões sobre os produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2000 p. 203)
Este filme ilustra nitidamente um exemplo de empreendedorismo, onde Mauá percebe uma grande oportunidade e cria maneiras de aproveitar e torná-la realidade, utilizando a criatividade na transformação de sonhos e imaginações com suas características diferenciadas, originais e com a flexibilidade nas negociações com autoconfiança e visão futurista.
Para Burgelman (1983) Empreendedorismo corporativo refere-se ao processo pelo qual as empresas se envolvem na diversificação através de desenvolvimentos internos. Tal diversificação requer combinações de novos recursos para ampliar a ação da empresa a outras áreas, ou mesmo às suas atuais áreas, de atuação, correspondendo ao conjunto de oportunidades que a empresa está buscando.
Os ideais de justiça e respeito ao próximo caracterizados no filme, onde um escravo recebe a liberdade e um par de sapatos, representa a inclusão social. Mauá também oferecia a seus colaboradores a participação dos lucros e incentivo para o desenvolvimento de novos empreendimentos. Para Aktouf (1996), o respeito à dignidade humana consiste em possibilitar o direito a tudo o que se constitui uma necessidade básica, como educação, saúde, trabalho, habitação entre outros fatores capazes de tornar o ser humano um recurso valorizado e motivado. CERTO e PERTER (1993) acreditam que a responsabilidade social constitui-se de atividades que são projetadas para melhorar a sociedade além do exigido de simplesmente atender os interesses econômicos e técnicos da organização.
Este filme também trata da política e negócios do Brasil, onde Mauá foi deputado pelo Rio Grande do Sul, em varias legislaturas entre 1856 a 1875. Renunciou ao mandato em 1873, para administrar seus negócios que estavam ameaçados desde a crise bancária de 1864.
O capitalismo estava sendo introduzido no Brasil fortemente, sem noções de conseqüências e inúmeros problemas iniciais. Aos poucos, as colônias deixavam de serem colônias abrindo espaço para um pais que viria a ser industrializado.
O capitalismo surge juntamente com a revolução industrial, sistemas socialistas e escravistas. No sistema socialista havia contradições de interesses, pois ninguém estava disposto a dividir riquezas, que não tinham, queria receber de quem tinha, e quem tinha, não dava ajuda financeira nem ao menos queria saber se devia ou não distribuir suas riquezas a todos os outros.
Segundo Maximiano 2000, com a Revolução Industrial, as primeiras fábricas modernas começaram a colocar em prática diversos conceitos que se tornariam universais nos séculos seguintes. Seu invento trouxe uma nova forma de gerenciar negócios, com a possibilidade de produção em larga escala, possibilitando que as indústrias daquela época se agigantassem, gerando muita riqueza, empregando muitas pessoas, proporcionando o crescimento das cidades e das regiões, incentivando o comércio exterior, a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, a competitividade e a elaboração de estratégias de diferenciação de mercado.
A Revolução Industrial e o desenvolvimento econômico ocasionaram mudanças da população trazendo reflexos ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é uma maneira de conciliar o desenvolvimento econômico e social, associado à preservação ambiental ao uso racional dos recursos.
Irineu Evangelista de Souza tinha a mentalidade empresarial britânica e estilo altamente liberal para administrar. Com sua ousadia, asseverando a utilização da tecnologia de ponta, sempre manteve uma política salarial direcionada a talentos, reconhecendo-os. Aplicando o modelo de administração descentralizada e flexível o Barão de Mauá foi proprietário de oito das dez maiores empresas do Brasil, foi um homem de idéias brilhantes que trouxe da Inglaterra, a Revolução Industrial para o Brasil. No filme, é tratado o capitalismo e a forma como o personagem do filme Mauá ajuda a introduzir no país. Este é um filme que relata muito bem a realidade da época e que contribuiu para o desenvolvimento econômico do país.

3 CONCLUSÃO

Este filme deixa claro o ponto de vista que o autor nos diz como ocorreu a história do capitalismo na época, o que pode servir de ferramenta educativa, oportunidade de reflexão, critica, crescimento e até mesmo o caminho para reavaliarmos e revermos nossos conceitos na caminhada em rumo a nossos objetivos. Podendo assim corrigir nossos erros, agir de forma certeira, atingindo nos ideais, visto que somos seres educáveis pelo fato de poder nos aperfeiçoar, possibilitando uma vida melhor e feliz dentro de nossas expectativas.
O filme ilustra um exemplo de empreendedorismo com a busca de equilíbrio nas realizações, considerando as possibilidades de erros como um processo de aprendizado e melhorias. Mostra a criatividade na transformação de sonhos em realidade e também que um empreendedor/administrador de sucesso necessita ter conhecimentos administrativos, prudência, dedicação e comprometimento.
Espelharmos-nos em histórias como estas com persistência e determinação em alcançar nossos objetivos é quase obrigatório no mundo em que vivemos, onde a maior parte da população jovem sem esperanças e perspectivas em suas vidas.

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AKTOUK, O. A Administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas,2000.
KAPLAN, R. NORTON, D. Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard - convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BURGELMAN, R. A. A model of the interaction of strategic behaviour, corporate context and the concept of strategy. Academy of Management Review, 1983.
JORDÃO, Sonia, A Arte de Liderar: Vivenciando Mudanças Num Mundo Globalizado, 2004.
CERTO, C. Samuel, PETER, J. P. Planejamento, Implantação da Estratégia, 1993.

Nenhum comentário: